7 CARACTERÍSTICAS DA GERAÇÃO DE JOSUÉ (2022)

 

7 CARACTERÍSTICAS DA GERAÇÃO DE JOSUÉ (2022)

Vamos fazer uma declaração profunda e queremos que você a escreva.

Moisés está morto. . .Mas você não é.

Você faz parte da Geração de Josué pronta para reivindicar sua Terra Prometida. . . fluindo com leite e mel . . .ter todas as necessidades atendidas. . . com mais do que suficiente para compartilhar e abençoar os outros.

Josué 1:1-8 me anima e me enche com uma expectativa incrível e sem fim. 

Eu o encorajo fortemente a colocar estes oito versículos em seu smartphone, iPad, tablet, cartão de anotação ou qualquer ferramenta disponível para você.  Consulte esses versículos com frequência. . .enxergue-os em seu espírito.

Em seu esboço. . .Eu os listei em ordem. . .mas vou me referir aos vários versículos em diferentes momentos durante este ensinamento.

1 Ora, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, aconteceu que o Senhor falou a Josué, filho de Num, ministro de Moisés, dizendo:

2 Moisés, meu servo, está morto ; Agora, pois , levanta -te, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu lhes dou , aos filhos de Israel.

Um novo capítulo está prestes a se desenrolar na vida dos filhos de Israel. O líder que eles conheciam. . . o libertador que eles seguiram... está morto . . .mas a promessa, a visão não é.

Nunca baseie sua busca por uma visão no homem ou mulher de Deus que a ensinou, mas em nosso grande Deus que a prometeu.

O versículo simplesmente vê “levantar”. De acordo com a Concordância de Strong, a palavra hebraica para surgir é (ko mmm) quwm (H6965) e significa:

“subir, levantar-se, tornar-se poderoso, entrar em cena”

Quando Deus diz: “Levante-se”... significa começar a se mover em direção ao seu objetivo... a coisa que você deseja ... a coisa pela qual você tem acreditado.

Quando você avança com fé... você avança com as bênçãos do nosso grande Deus Jeová.

Em outras palavras. . . levante-se e vá . Faça alguma coisa. . . pare de falar e comece a perseguir Suas promessas.

Então o versículo diz aos filhos de Israel para onde ir para obter a herança que lhes foi prometida

A Palavra de Deus nos revela todos os dias. . . onde Ele quer que nos manifestemos . . .as promessas que Ele nos deu.  Ele quer que busquemos com paixão a herança que Ele também nos prometeu.

Se você tem pulso. . .você tem um propósito. . .encontre-o. . .viva isso.

Há também uma transição muito poderosa em Josué 1:2. 

“ Moisés, meu servo, está morto ; agora, pois , levanta -te, passa este Jordão. . .”

Há mais do que uma mudança de liderança ocorrendo aqui. . . os Filhos de Israel estão prestes a se afastar das promessas de Deus deixando para trás o pecado do passado . . . e passar a possuir a Terra Prometida.

Eu acredito que é onde você está. . . pronto para passar das promessas de Deus para manifestar e possuir as bênçãos de Deus.

Prepare-se. . .tome uma posição. . . passar das promessas para a Terra Prometida .  É hora de “passar por cima” e pegar o que Deus lhe deu.

É hora de deixar o passado para trás e entrar nas coisas novas que Deus tem reservado para você.

É hora de deixar para trás a velha maneira de pensar e fazer as coisas ao abraçar a nova coisa que Deus quer fazer em suas vidas.

3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé , isso vo-lo tenho dado, como disse a Moisés.

Deus está dizendo a Josué que é hora de possuir o que Ele deu aos filhos de Israel.

É onde estamos hoje.  Deus quer que cada um de nós possua a boa vida que Ele planejou para nós.

Devemos viver como Jesus nos diz para viver em Marcos 16:15-20 que diz:

15) "... Ide por todo o mundo , e pregai o evangelho a toda criatura.

16 ) Quem crer e for batizado será salvo ; mas quem não crer será condenado.

17) E estes sinais seguirão aos que crerem ; Em meu nome expulsarão demônios ; falarão novas línguas ;

18) Eles pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; porão as mãos sobre os enfermos, e eles serão curados .

19) Então, depois que o Senhor lhes falou, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus .

20) E eles saíram e pregaram por toda parte , o Senhor cooperando com eles, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Um homem.

Estas são as obras de JESUS ​​que devemos tratar!

Antes de os filhos de Israel entrarem na Terra Prometida, eles estavam seguindo milagres, mas agora os milagres os seguem.

Deixe-me dizer isso novamente.

Antes de os filhos de Israel entrarem na Terra Prometida, eles estavam seguindo milagres, mas agora os milagres os seguem.

Apesar de. . .há momentos em que precisamos de um milagre… a intervenção sobrenatural de Deus em nossas vidas . . .vivemos numa época. . . espiritualmente falando . . .quando os milagres deveriam estar nos seguindo.

4 Desde o deserto e este Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

Nosso grande Deus Jeová é um Deus de especificidade. Ele dá instruções muito detalhadas aos filhos de Israel.  Ele tem uma escolha de imóveis escolhidos para eles.

“Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, isso vos tenho dado. . .”

Deus deu a você e a mim um domínio sobre todo lugar que nossos pés pisarem. 

Quando você entra em qualquer ambiente. . .você está em solo sagrado.

Êxodo 3:4-6 na Bíblia Amplificada diz:

“E quando o Senhor viu que ele se virava para ver, Deus o chamou do meio da sarça e disse: Moisés, Moisés! E ele disse: Aqui estou eu.

Deus disse: Não se aproxime; tire os sapatos dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa.

Ele também disse: Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus”.

Enquanto viajamos por esta vida. . . precisamos entender completamente que todo lugar que nossos pés pisarem é terra santa por causa do Deus a quem servimos.   Essa percepção trará ousadia em cada situação que você enfrentar e oportunidade que você receber .

A letra da música “Holy Ground” de Geron Davis que Bill Gaither grava e muda um pouco para fazer sua própria diz:

“Estamos pisando em solo sagrado,

Pois eu sei que há anjos por toda parte.

Vamos louvar a Jesus agora,

Pois estamos em sua presença em solo santo.

“Em sua presença eu sei que há alegria além de toda medida

E aos Seus pés doce paz de espírito ainda pode ser encontrada

Para quando temos uma necessidade Ele ainda é a resposta

Estenda a mão e reivindique-o, pois estamos em solo sagrado”

É hora de apostar sua reivindicação. . .você está em solo sagrado.

Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida ; como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei, nem te desampararei .

Primeiro , aos olhos de Deus, Ele não vê ninguém capaz de ter domínio sobre você.

Deixe isso de molho por um minuto. . . Deus não vê ninguém que tenha a capacidade de ter autoridade ou domínio sobre você .

Em segundo lugar , esta promessa não é apenas boa para o futuro imediato... mas, no que diz respeito a Deus, esta promessa é boa enquanto você viver.

Terceiro , Deus confirma Sua declaração prometendo estar sempre lá... para apoiá-lo.

O Salmo 139:1 na Bíblia Mensagem diz:

“Deus, investigue minha vida; obter todos os fatos em primeira mão. Eu sou um livro aberto para você; mesmo à distância, você sabe o que estou pensando. Você sabe quando eu saio e quando eu volto; Eu nunca estou fora de sua vista. Você sabe tudo o que vou dizer antes de começar a primeira frase. Olho atrás de mim e você está lá, então à frente e você está lá também — sua presença reconfortante, indo e vindo. Isso é demais, maravilhoso demais – não consigo absorver tudo!”  

Você se lembra de algo de que Deus o livrou? Bem... se Ele te libertou antes... Ele certamente pode fazer isso de novo. Ele tem um controle sobre você.

Isaías 41:8 na Bíblia Mensagem diz:

"Não entrar em pânico. Estou contigo. Não há necessidade de temer porque eu sou seu Deus. Eu vou te dar força. Vou te ajudar. Eu vou te segurar firme, manter um aperto firme em você."

6 Esforça-te e tem bom ânimo ; porque a este povo repartirás por herança a terra que jurei a seus pais dar-lhes.

De acordo com a Concordância de Strong, a palavra hebraica para coragem (H5530 significa:

“ser forte, alerta, corajoso, valente, robusto, ousado, sólido, duro; ser determinado, tornar-se alerta, fortalecer-se, confirmar-se, persistir, mostrar-se superior a”

É exatamente a mesma palavra hebraica encontrada em Josué 1:9 que diz:

“Não te ordenei? Sede fortes e de boa coragem; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que fores”.

A tradução da Bíblia Ampliada de Josué 1:9 diz:

“Não te ordenei? Seja forte, vigoroso e muito corajoso. Não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andares”.

A força é um componente da coragem, mas a coragem não é necessariamente uma parte da força.

Deixe-me dizer de outra maneira. . . coragem significa ter força para fazer algo apesar do medo.

Como você se torna corajoso?   Da mesma forma que você se torna forte. . . lendo, falando e agindo na Palavra de Deus.

Quando você se tornar totalmente comprometido em confiar e viver a Palavra de Deus, não haverá nada nem ninguém que possa mantê-lo calado sobre isso.

As pessoas não carecem tanto de força quanto de coragem para fazer algo com o que têm.

Mover-se para sua Terra Prometida significa que você pode ter que lutar contra alguns gigantes. . .mas voce nao esta sozinho.

Alguém pode gritar “Aleluia?”

Você pode ter que lutar algumas batalhas enquanto toma posse de sua Terra Prometida. . .mas você não está lutando sozinho.

7 Somente sê forte e muito corajoso, para que tenhas cuidado de fazer conforme toda a lei que o meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela nem para a direita nem para a esquerda, para que prosperes por onde quer que fores .

Deus quer nossa obediência às Suas instruções divinas mais do que qualquer outra coisa.

1 Samuel 15:22 na Nova Tradução Viva diz:

“Mas Samuel respondeu: “O que é mais agradável ao Senhor: seus holocaustos e sacrifícios ou sua obediência à sua voz? Ouço! A obediência é melhor do que o sacrifício,
e a submissão é melhor do que a oferta de gordura de carneiros”.

Enquanto viajamos nesta jornada chamada vida. . . hesitamos, questionamos ou pior . . .duvidar das promessas de Deus.

Devemos lembrar que Deus não é homem para que minta.

Números 23:19 na Bíblia Amplificada diz:

“Deus não é homem, para dizer ou agir mentira, nem filho do homem, para sentir arrependimento ou compunção [pelo que prometeu]. Ele disse e não o fará? Ou Ele falou e não o tornará bom?”

Nossa obediência às Suas instruções é comprovada quando avançamos sem medo ou dúvida.

Mais uma coisa. . .

Josué 1:7 na Versão do Novo Século diz:

“Seja forte e corajoso. Certifique-se de obedecer a todos os ensinamentos que meu servo Moisés lhe deu. Se você os seguir exatamente, terá sucesso em tudo o que fizer.”

Deus não quer que você tenha sucesso em algumas coisas. . .Ele quer que você tenha sucesso em tudo que você faz.

Personalize a última parte desse verso.

“. . . Se <<Your Name>> os seguir exatamente, <<Your Name>> terá sucesso em tudo que <<ele/ela>> fizer.”

Este livro da lei não se apartará da tua boca; mas tu meditarás nela dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nela está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

A Nova Tradução Viva diz:

“Estude este Livro de Instruções continuamente. . .”

A Bíblia Mensagem diz:

“E não deixe por um minuto que este Livro do Apocalipse fique fora da mente. . .”

A Versão Contemporânea em Inglês diz:

“Nunca pare de ler o Livro da Lei que ele lhe deu. . .”

Não importa qual tradução você usa. . .está claro que devemos estar na Palavra de Deus . . . não apenas aos domingos . . . ou quando os tempos ficam difíceis. . . ou quando há problemas . Colocar a Palavra em ação dentro de nós é um processo contínuo. Deve ser parte integrante de nossa conversa e de nossa caminhada.

A versão King James diz: “. . . tu meditarás nele dia e noite. . .”

A palavra hebraica para meditar é hagah (H1897) e significa:  “proferir, meditar, murmurar, meditar, falar”.  Vem de uma palavra raiz que significa sussurro . 

A impressão geral da palavra meditar é que você apenas pensa em algo ponderando em sua mente.   No entanto, a tradução hebraica mostra que não devemos apenas ponderar e pensar sobre a palavra, mas pronunciá-la mesmo em um sussurro.

Em Mateus 12:34 na Bíblia Amplificada diz:

“. . .Pois da plenitude (o transbordamento, a superabundância) do coração a boca fala.”

À medida que lemos e estudamos continuamente a Palavra de Deus. . . estamos programando as coisas boas (a Palavra) em nossos discos rígidos mentais (nosso cérebro). 

Nas situações cotidianas da vida. . . nossa resposta em todas as circunstâncias será determinada pela superabundância da Palavra que está em nossos corações e está pronta para fluir de nossas bocas.

Provérbios 22:17-18 na Bíblia Amplificada diz:

“Ouça (concorde e submeta-se) às palavras dos sábios e aplique sua mente ao meu conhecimento; Pois será agradável se você os mantiver em sua mente [acreditando neles]; seus lábios estarão acostumados a [confessá-los].”

Agora vamos para Josué 1:9 na Nova Versão Internacional que diz:

“Não te ordenei? Sede fortes e de boa coragem; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que fores”.

Diga comigo.

“Não te ordenei? . .” (v9)

Em outras palavras, leia sua Bíblia... faça o que ela diz.

Salmo 119:60 na Nova Tradução Viva que diz:

“Vou me apressar, sem demora, para obedecer às suas ordens.”

A palavra hebraica para ordenado significa:

“comandar, incumbir, ordenar, incumbir, incumbir, ordenar”.

Agora eu quero te fazer três perguntas.

Você está seguindo as instruções dadas para ajudá-lo em Josué 1:8?

Simplesmente... Você está fazendo o que Deus o instruiu a fazer?

Você está lendo, falando e praticando a Palavra de Deus?

Antes de eu seguir em frente. . .deixe-me resumir isso.

Josué e sua geração foram autorizados a entrar, conquistar e habitar a Terra Prometida.

A geração de Josué eram aqueles que entrariam na Terra Prometida sem as amarras do passado.

De muitas maneiras. . .a geração de Josué foi um tipo e sombra da igreja hoje. Deus está nos chamando para deixar nossas tradições e entrar na plenitude e nas promessas de Sua Palavra.

Deixe-me compartilhar com você sete características da Geração de Josué.

Primeiro, um aumento na ousadia

Josué 10:12-14 diz:

“12 Enquanto os homens de Israel perseguiam e atormentavam o inimigo, Josué orou em voz alta: “Deixe o sol parar em Gibeão, e que a lua fique em seu lugar sobre o vale de Aijalom!”

“13 E o sol e a lua não se moveram até que o exército israelense terminou a destruição de seus inimigos! Isso é descrito em maiores detalhes no Livro de Jashar. Então o sol parou no céu e ficou lá por quase vinte e quatro horas!

“14 Nunca houve um dia assim antes, e nunca houve outro desde, quando o Senhor parou o sol e a lua – tudo por causa da oração de um homem. Mas o Senhor estava lutando por Israel”.

Em segundo lugar, uma influência crescente

Gênesis 45:4-8

“E José disse a seus irmãos: Aproximai-vos de mim, peço-vos. E eles se aproximaram. E ele disse: Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito.

“5 Agora, pois, não vos entristeçais nem vos irriteis consigo mesmos, por me venderdes aqui; porque Deus me enviou adiante de vós para conservar a vida.

“6 Pois estes dois anos houve fome na terra; e ainda há cinco anos em que não haverá colheita nem colheita.

“7 E Deus me enviou adiante de vocês para preservar sua posteridade na terra e salvar suas vidas por um grande livramento.

“8 Assim, agora, não fostes vós que me enviastes para cá, mas Deus;

Terceiro, um aumento a favor

1 Samuel 2:26 diz:

“E o menino Samuel crescia, e era favor tanto do Senhor como dos homens”.

Atos 2:47 diz:

“Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E o Senhor acrescentava diariamente à igreja os que deviam ser salvos”.

Quarto, exercer uma liderança que seja duplicável

João 14:12-13 na Bíblia Viva diz:

“Em verdade solene vos digo que quem crer em mim fará os mesmos milagres que eu fiz, e ainda maiores, porque estarei com o Pai. Você pode pedir qualquer coisa a ele, usando meu nome, e eu o farei, pois isso trará louvor ao Pai por causa do que eu, o Filho, farei por você”.

Quinto, totalmente equipado para completar sua tarefa

Filipenses 4:13 na Bíblia Amplificada diz:

“Tenho força para todas as coisas em Cristo que me fortalece [estou pronto para qualquer coisa e igual a qualquer coisa por meio daquele que infunde força interior em mim; Eu sou auto-suficiente na suficiência de Cristo]”.

Sexto, faça isso agora

Provérbios 6:4 na Nova Tradução Viva diz:

“ Não adie; faça isso agora! Não descanse até conseguir.”

A parte mais difícil de qualquer tarefa ou jornada é o primeiro passo.  Não deixe que o inimigo do seu sucesso o impeça de organizar suas prioridades e sua vida.

Eclesiastes 11:4 na Bíblia Viva diz:

“Se você esperar por condições perfeitas, nunca fará nada.”

Sétimo, torne-se um ímã de dinheiro

Deuteronômio 8:18 na Bíblia Amplificada diz:

“Mas vós vos lembrareis do Senhor vosso Deus, porque é Ele quem vos dá o poder de adquirir riquezas, para que estabeleça a aliança que jurou a vossos pais, como é hoje.”

Lucas 6:38 na Nova Tradução Viva diz:

“Dê, e você receberá. Seu presente retornará a você por completo – pressionado, sacudido para dar espaço para mais, transbordando e derramado em seu colo. A quantia que você dá determinará a quantia que você receberá de volta.”

Você tem tudo o que precisa. . . para andar em seu solo sagrado . . . sendo vitorioso em todas as batalhas . . .fazendo mais do que você pensou ser possível.

Você ouve as pessoas falarem sobre a melhor geração, a geração silenciosa, os baby boomers, a geração X, os millennials, a geração Z e assim por diante. . .nenhuma dessas classificações me interessa. . .mas eu proclamo corajosamente que sou um membro da Geração de Josué.

E você?

 

Comentários

Palavra Encarnada

As 3 propostas de Deus para o rei Davi

As Sete Dispensações

7 COISAS A SUPERAR PARA UMA VIDA VITORIOSA