7 COISAS A SUPERAR PARA UMA VIDA VITORIOSA

 

7 COISAS A SUPERAR PARA UMA VIDA VITORIOSA

No programa de hoje vamos discutir sete "G's" a serem superados se você quiser caminhar vitorioso sobre o seu passado.

#1 Fantasmas . . .algo do passado (pecado ou outro) que você sente que é real, embora não seja visível para você ou qualquer outra pessoa.

A cultura popular está repleta de conversas sobre fantasmas. . . em programas de televisão e em filmes. . .Especialmente essa época do ano.

Vamos apenas olhar para o que as escrituras têm a dizer sobre fantasmas. E para que conste, há muitos cristãos que freqüentam fielmente a igreja, acreditam em Deus, que também acreditam em fantasmas.

Mateus 14:25-27 na Nova Versão Internacional diz:

“Pouco antes do amanhecer, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o lago. Quando os discípulos o viram andando sobre o lago, ficaram apavorados. "É um fantasma", disseram, e gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo".

Jesus não acreditava em fantasmas; Ele sabia a verdade, mas Seus apóstolos supersticiosos evidentemente acreditaram naquele conto popular .

Quando eles encontraram algo que não conseguiam entender, eles imediatamente assumiram que era um fantasma.

Lucas 24:37-39 na Nova Versão Internacional diz:

“Eles ficaram assustados e assustados, pensando que viram um fantasma. Ele lhes disse: "Por que vocês estão perturbados e por que dúvidas surgem em suas mentes? Olhe para minhas mãos e meus pés. Sou eu mesmo! Toque-me e veja; um fantasma não tem carne nem ossos, como você vê Eu tenho."

Enquanto isso é um pouco fora do assunto. . .Sinto-me levado a lidar com alguns mitos e perguntas que as pessoas fazem sobre fantasmas.

Os mortos podem assombrar as casas?

Jó 7:9-10 na Nova Versão King James diz:

“Assim como a nuvem desaparece e se desvanece, assim também aquele que desce à sepultura não sobe. Ele nunca mais voltará para sua casa, nem o seu lugar o conhecerá mais."

Os mortos podem voltar e se comunicar com os vivos?

Eclesiastes 9:5-6 na Nova Versão King James diz:

“Pois os vivos sabem que morrerão; Mas os mortos não sabem nada, e não têm mais recompensa, Pois a memória deles é esquecida. Também seu amor, seu ódio e sua inveja agora pereceram; nunca mais terão parte em nada feito debaixo do sol.”

Se as pessoas morrem sem fechamento ou negócios inacabados. . .tornam-se fantasmas e rondam os lugares e as pessoas que conheceram em vida?

O Salmo 146:4 na Versão Padrão Inglesa diz:

"Quando seu fôlego se esgota, ele retorna à terra; naquele mesmo dia seus planos perecem".

O único fantasma que é real... é o Espírito Santo.

Mateus 28:18 diz:

“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dado todo o poder no céu e na terra”.                                  

Mateus 10:1 diz:

“E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes poder contra os espíritos imundos, para os expulsar e para curar todas as doenças e enfermidades.”   

Lucas 10:19 diz:

“Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.”

Atos 1:8 diz:

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Atos 2:38 diz:

“Disse-lhes, pois, Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.

Atos 19:6 diz:

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam”.

O único Fantasma com o qual você precisa se preocupar é. . .o Espírito Santo . . .e Ele apagou seu passado e está esperando seu futuro.

# 2 Gorilas . . .grandes problemas. . .que podem até grunhir, rosnar, bater no peito numa bravata do tipo “eu estou no comando aqui” .

O Dicionário Merriam Webster define “gorila de 800 libras” como:

"aquele que é dominante ou incontrolável por causa de grande tamanho ou poder."

Goste ou não, o gorila de 800 libras geralmente define o padrão. 

Um hábito. . . uma tendência a fazer algo errado porque você não quis ou não conseguiu dominar os 800 gorilas.

O Salmo 34:17 na Versão Padrão Inglesa diz:

“Quando os justos clamam por socorro, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações”.

Um dos maiores problemas que alguns cristãos enfrentam é acreditar que podem lidar com qualquer problema assustador que estejam enfrentando. . .por si próprios.

 O Salmo 107:6 na Versão Padrão Inglesa diz:

“Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou da sua angústia”.

Costuma-se dizer que o que você tolera, você aceita. . . se você tolerar a existência de algum pecado em sua vida . . . se você der algum lugar a ele . . .ele se tornará o gorila de 800 libras com o qual você terá que viver. . .até que você decidiu que é o bastante.

Romanos 6:14-19 na Bíblia Viva diz:

“O pecado nunca mais precisa ser seu mestre, pois agora você não está mais preso à lei onde o pecado escraviza você, mas você está livre sob o favor e a misericórdia de Deus. 15 Isso significa que agora podemos ir em frente e pecar e não nos preocupar com isso? (Pois nossa salvação não depende de guardar a lei, mas de receber a graça de Deus!) Claro que não!

16 Você não percebe que pode escolher seu próprio mestre? Você pode escolher o pecado (com a morte) ou a obediência (com a absolvição). Aquele a quem você se oferece – ele o tomará e será seu mestre, e você será seu escravo. 17 Graças a Deus, embora vocês tenham escolhido ser escravos do pecado, agora vocês obedecem de todo o coração ao ensino que Deus lhes confiou. 18 E agora você está livre de seu velho mestre, o pecado; e vocês se tornaram escravos de seu novo senhor, a justiça.”

# 3 Gremlins. . .um problema do passado que perturba o seu futuro.

O Dicionário Random House define gremlins como:

“um ser invisível travesso, dito por pilotos de avião na Segunda Guerra Mundial para causar problemas no motor e dificuldades mecânicas; qualquer causa de problemas, dificuldades, etc.”

Os gremlins espirituais querem causar confusão em todas as áreas da sua vida.

Onde você encontra o pecado. . .você encontra confusão.

2 Crônicas 15:5 na Versão Contemporânea em Inglês diz:

“Havia tanta confusão naqueles dias que não era seguro ir a qualquer lugar em Israel.”

Tiago 3:16 diz:

“Pois onde há inveja e contenda, há confusão e toda obra má”.

O inimigo irá lembrá-lo de seu passado na esperança de que ele possa criar confusão e preocupação em seu futuro.

Por definição. . .um gremlin é “um ser invisível travesso”. . . isso soa como o inimigo que adoraria nada mais do que criar caos em seus processos de pensamento.

Quando ensaiamos nossas dores. . . permitimos que os gremlins do passado se estabeleçam em nosso futuro.

Deus pode e irá tirá-lo da confusão. . . estabelecendo ordem em sua vida.

O Salmo 18:16 na Bíblia Mensagem diz:

“Mas a mim ele pegou – alcançou todo o caminho do céu ao mar; ele me tirou daquele oceano de ódio, daquele caos inimigo, do vazio em que eu estava me afogando. Eles me bateram quando eu estava caído, mas Deus ficou do meu lado. Ele me colocou de pé em um campo aberto; Fiquei ali salvo — surpreso por ser amado!”

Se você gostou desse versículo, ficará ainda mais animado ao ler o Salmo 51:7 na Bíblia de Mensagens:

“Molhe-me em sua roupa e eu sairei limpo, me esfregue e terei uma vida branca como a neve. Sintonize-me com canções de bater os pés, coloque esses ossos uma vez quebrados para dançar. Não olhe muito perto de manchas, dê-me um atestado de saúde. Deus, faça um novo começo em mim, molde uma semana de Gênesis a partir do caos da minha vida. Não me jogue fora com o lixo, ou deixe de respirar santidade em mim. Traga-me de volta do exílio cinzento, ponha um vento fresco em minhas velas! Dê-me um trabalho ensinando rebeldes seus caminhos para que os perdidos possam encontrar o caminho de casa. Comute minha sentença de morte, Deus, meu Deus de salvação, e eu cantarei hinos para seus caminhos vivificantes. Desabotoe meus lábios, querido Deus; Vou me soltar com o seu louvor.”

O passado é apenas isso. . .passado.

# 4 Goblins . . .sempre culpando o diabo por tudo, incluindo as coisas que sua carne o leva a se entregar.

O Dicionário Random House define goblins como:

“uma pequena criatura sobrenatural grotesca, considerada malévola para com os seres humanos”

É assim que eu imagino o diabo e sua horda de demônios “pequenas... criaturas grotescas”.

Precisamos entender completamente que a principal tática do diabo é o engano . Quanto mais você entender sobre a estratégia dele, mais fácil será para você se proteger e não jogar nas mãos dele. 

2 Coríntios 2:11 nos diz que podemos conhecer seus truques ou artifícios:

“… não ignoramos seus artifícios.”

Satanás não tem todo o poder……

Você não tem motivos para temer o poder de Satanás.

Jesus tirou sua habilidade quando triunfou sobre ele em Sua ressurreição dos mortos .  O diabo agora opera principalmente em apenas três áreas. Ele tem a capacidade de enganar , acusar e tentar .

Quando você teme as habilidades de Satanás, você abre a porta para ele.  Ele ama alguém que não conhece seus direitos ou não se aproveita dele usando-os . 

Jó nos diz que perdeu sua família e fortuna por causa do medo que permitiu entrar em sua mente.

Jó 3:25 diz:

“… o que eu temia muito veio sobre mim, e o que eu temia veio a mim.”

Se o inimigo pode transferir o medo para sua mente, ele imediatamente tem a capacidade de tirar vantagem sobre você.

No entanto, ele não pode fazer com que o medo permaneça em sua mente porque você pode facilmente derrubá-lo pelo poder que você tem em nome de Jesus.   É uma vantagem que você e só você pode dar a ele ou você pode tirar dele. 

Satanás tem habilidades. . . mas você tem poder do alto .  O único poder absoluto que resta nesta terra é o poder de Deus que agora habita em você .

# 5 Grinchs . . .há aqueles que querem que você seja feliz e tenha sucesso desde que não seja mais do que eles.

De acordo com dictionary.com Grinch é definido como:

“uma pessoa ou coisa que estraga ou diminui o prazer dos outros.”

Todos os anos em dezembro. . .uma ou mais redes de televisão exibirão o filme “How the Grinch Stole Christmas”.

Isso pode ser uma surpresa para você. . .mas há grinches vivos hoje. . .não do tipo verde e feio imaginado pelo Dr. Seuss e criado por Hollywood.

Os Grinchs. . .Estou falando de trabalho no mesmo lugar que você. . .frequentar a mesma igreja que você. . .às vezes cresceu ou vive na mesma casa que você.

Ciúme faz com que as pessoas façam algumas coisas malucas. A maioria das pessoas quer que você tenha sucesso na vida. . .desde que você não tenha mais sucesso do que eles.

Muitos crentes permitiram que outros plantassem coisas em seu mecanismo de resposta subconsciente que os faz condenar, rejeitar e/ou ter preconceito contra pessoas que tiveram sucesso onde falharam.

Deus não aceita bem aqueles que o fazem.

Provérbios 17:5 na Nova Tradução Viva diz:

“Aqueles que zombam dos pobres insultam seu Criador; aqueles que se alegram com o infortúnio dos outros serão punidos”.

Em minha experiência . . .Acho que as pessoas espiritualmente fundamentadas são sempre abençoadas e motivadas pelo testemunho bem-sucedido de outras pessoas, sabendo que não demorará muito para que elas se juntem a elas.

Romanos 12:15 na Bíblia Amplificada diz:

“Alegrai-vos com os que se alegram [compartilhando a alegria dos outros] e chorai com os que choram [compartilhando a dor dos outros].”

Quando ficamos tão empolgados com o sucesso de outra pessoa quanto com o nosso próprio. . .podemos estar atentos porque o sucesso está prestes a nos ultrapassar.

#6 Tontos . . .pessoas que procuram e esperam sempre as piores coisas em vez das melhores.

Tudo o que você espera. . .é exatamente o que você vai manifestar em sua vida... positivo ou negativo... bom ou ruim.

Se você espera más notícias... se você vive com uma mentalidade de pior cenário... isso é exatamente o que você vai conseguir.

Uau, é deprimente até mesmo permitir que minha mente entretenha brevemente as palavras que acabei de dizer... então CHEGA É SUFICIENTE.

Malcolm Forbes da revista Forbes disse uma vez:

“Se você não espera nada, pode se surpreender. Você vai conseguir."

Se alguém no mundo deve ter razões para otimismo sobre o futuro, são os filhos de Deus nascidos de novo, lavados pelo sangue, cheios do Espírito, falando em línguas, citando a Palavra, batendo na Bíblia.

Sim, você pode estar passando por “coisas” no momento, mas pelo menos você está passando “por isso” e logo estará do outro lado de sua montanha de adversidade.

Deus não se surpreende com o que está acontecendo no mundo ou em sua vida .

Agora só isso. . .como minha bela esposa Bev diz:

Deus não está sentado no céu torcendo as mãos sobre o que você está passando imaginando o que fazer a seguir.

Não é assim que Deus rola.

Deus não está surpreso com o que está acontecendo na minha vida. Ele espera que eu use o poder de Sua Palavra para vencer. É exatamente por isso que Ele me deu.

Deuteronômio 8:2 na Nova Versão Internacional diz:

“Lembre-se de como o  Senhor ,  seu Deus, o conduziu por todo o caminho no deserto, durante esses quarenta anos, para humilhá-lo e testá-lo, a fim de saber o que estava em seu coração, se você obedeceria ou não aos seus mandamentos”. 

Mas aqui está a pergunta. Quando o problema vem visitar sua casa. . .qual é a sua resposta. . . você se aproxima Dele . . .ou voltar ao escapismo da televisão ou outros hábitos viciantes.

Enquanto eu lia, estudava, meditava e orava sobre este ensinamento. . . Deus me levou a quatro escrituras para compartilhar com você.

2 Samuel 22:17 (MSG) diz:

“Mas a mim ele pegou – alcançou todo o caminho do céu ao mar; ele me tirou daquele oceano de ódio, daquele caos inimigo, do vazio em que eu estava me afogando. Eles me bateram quando eu estava caído, mas Deus ficou do meu lado . Ele me colocou de pé em um campo aberto; Fiquei ali salvo — surpreso por ser amado!”

Se você sentiu que foi atingido quando já estava caído. . .atrasado nos pagamentos da hipoteca devido a lentidão. . .demissões. . .doença ... então seja encorajado pela Palavra, o Deus do céu e da terra ficará com você.

Seja encorajado por Jó 5:8 (MSG) e medite nas palavras que sublinhei e coloquei em negrito. Repasse-os repetidamente até que você os penetre profundamente em seu espírito.

“[ Que bênção quando Deus corrige você! ] "Se eu estivesse no seu lugar, iria direto para Deus , me jogaria à mercê de Deus. Afinal, ele é famoso por grandes e inesperados atos; não há fim para suas surpresas . Ele dá chuva, por exemplo, por toda a vasta terra, envia água para irrigar os campos. Ele levanta os pobres, dá firmeza aos que afundam na dor . Ele pega os sabichões em suas conspirações - toda aquela intriga intrincada varrida com o lixo! De repente eles estão desorientados, mergulhados na escuridão; eles não podem ver para colocar um pé na frente do outro. Mas os oprimidos são salvos por Deus, salvo das tramas assassinas, salvo do punho de ferro. E assim os pobres continuam a ter esperança, enquanto a injustiça é amarrada e amordaçada ”.

Esta escritura em Jó nos diz sete coisas que devemos fazer se formos atingidos por um ataque inimigo surpresa.

1. Vá direto a Deus.

2. Peça Sua misericórdia.

3. Espere que Ele supra todas as necessidades.

4. Lembre-se, Deus levanta aqueles que estão caídos.

5. Lembre-se, Ele não tolera tolices financeiras e trapaças.

6. Saiba que Deus o salvará quando tudo parecer perdido.

7. Espere que Ele irá surpreendê-lo com Sua bondade.

Avance quatro capítulos para Jó 9:1 (MSG) e você lerá algo que deve encorajá-lo e enchê-lo de expectativa e expectativa.

“ Nunca compreenderemos todas as grandes coisas que ele faz; suas surpresas milagrosas não podem ser contadas .”

# 7 Marmotas . . .são tão preguiçosos. . .eles precisam de alguém para lhes dizer se podem ou não ver a sua sombra.

Em 1993, houve um filme intitulado “Groundhog Day”, estrelado por Bill Murray e Andie McDowell. No filme, Murray é um repórter de televisão bastante arrogante que pensa em cobrir ou não o Punxsutawney Phil. . .o nome da Marmota vê a sua sombra. . .que supostamente determina se ou não. . .há mais seis semanas de inverno.

A equipe de televisão está coberta de neve. .quando Murray acorda na manhã seguinte. . .ele começa a viver o dia. . .tudo de novo. . .e de novo. . .e de novo.

Alguns crentes podem se identificar com essa história porque têm a tendência de fazer a mesma coisa repetidas vezes, porque é o que sempre fizemos.

Acordamos no mesmo horário todas as manhãs. . .prepare-se da mesma forma. . .coma a mesma coisa no café da manhã. . .dirija para trabalhar na mesma rota. . .ouvir a mesma estação de rádio. . .chegar ao trabalho ao mesmo tempo. . .faça a mesma coisa no nosso trabalho. . .faça uma pausa ao mesmo tempo. . .sentar com as mesmas pessoas. . .vai almoçar à mesma hora. . .falar sobre as mesmas coisas com colegas de trabalho. . .saia do trabalho ao mesmo tempo. . .chegue em casa ao mesmo tempo. . .fazer as mesmas coisas antes e depois do jantar. . .ver os mesmos programas de televisão. . .ir para a cama ao mesmo tempo. . .para que possamos fazer as mesmas coisas novamente amanhã.

Não me entenda mal. . .há certas coisas que você tem que fazer, mas onde você cria tempo para Deus fazer uma coisa nova. . .para sair da rotina ou esperar que alguém declare ou não. . .você pode ver sua sombra. . .ou se você será ou não vitorioso na vida.

Antes de concluir este ensinamento. . . deixe-me compartilhar algumas escrituras sobre como lidar com as coisas do seu passado.

Lucas 9:62 na Versão do Novo Século diz:

“Jesus disse: “Quem começa a lavrar o campo, mas fica olhando para trás, de nada serve no reino de Deus”.

Isaías 43:25 na Bíblia Amplificada diz:

“Eu, eu mesmo, sou Aquele que apago e cancela suas transgressões, por amor de mim, e não me lembrarei de seus pecados ”.

A tradução da Mensagem da Bíblia de Isaías 43:25 diz:

“Mas eu, sim eu, sou aquele que cuida de seus pecados – é isso que eu faço. Eu não mantenho uma lista de seus pecados.”

Como Deus pode trazer à tona seus pecados passados. . .se Ele se lembra deles ou até mesmo mantém uma lista deles?

Deus não vai trazer à tona o seu passado. . .mas o inimigo o fará. Mas ele só pode se safar se você deixar. É por isso que você tem que esquecer o passado e seguir em frente.

Filipenses 3:13-15 na Nova Versão King James diz:

“. . .esquecendo as coisas que ficam para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Pode ser mais fácil se envolver em dúvidas do que sair do sofá. . .mas não. . .você nunca experimentará plenamente as vitórias ou o sucesso que Deus tem em mente para você.

 

Comentários

Palavra Encarnada

As 3 propostas de Deus para o rei Davi

As Sete Dispensações